Contato: (49) 3225-3671 / 3225-1323 / 98403-3819

PRIMEIRA PRENDA VETERANA REPRESENTA MTG/SC EM PARIS

Durante a Semana Farroupilha deste ano, entre várias ações e comemorações pelo nosso estado e região sul do Brasil, a nossa Primeira Prenda Veterana, Cristina Rodrigues, acompanhou o Grupo Garrão de Potro Folclore Internacional, à cidade de Paris – França, para participar da sexta edição do Festival do Rio Grande do Sul de Paris, realizado pela Associação Sol do Sul, sediada nesta mesma cidade.

 

O Festival foi idealizado pela gaúcha Jaqueline Dreyer, que reside em Paris e junto com sua filha, Tanise, tem levado a cultura do Sul do Brasil para o continente europeu. Cultura aliás, muito influenciada pelos próprios europeus, como portugueses, espanhóis, açorianos, alemãs, italianos entre outros, que vieram colonizar nosso país e contribuíram para a formação da cultura do sul. Assim, como os povos da nação Tupi-guarani e os africanos que fazem parte desta história.

 

No dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, este tema foi abordado pela Cristina numa palestra na sede da UNESCO com a presença da Ministra Claudia de Borba Maciel e dos delegados permanentes da UNESCO. Aos presentes, a Primeira Prenda Veterana do MTG/SC apresentou a cultura do Sul do Brasil e suas influências, dando ênfase ao legado que hoje a tradição gaúcha cultua e promove com muita honra e respeito.

 

Em visita à Prefeitura de Paris, a delegação do Brasil foi recebida pelo Conselheiro Hermano Sanches Ruivo, responsável pelos assuntos europeus, que muito receptivo mostrou as dependências do Hotel De Ville, que abriga as instituições do governo municipal de Paris desde 1357.

 

Na Embaixada Brasileira na França, pelo Ministro Pedro Saldanha, que em nome de sua excelência, Senhor Paulo De Oliveira Campos, embaixador do Brasil na França, recebeu uma placa em sua honra oferecida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina, representado pela Cristina e pelo Anderson Pereira, coordenador do Grupo Garrão de Potro Folclore Internacional.

 

Nossa Prenda descreve esta experiência como inesquecível! “Esta foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e muito plena, não só como Primeira Prenda, representando meu estado, mas como pessoa, pois quando conhecemos de perto outras realidades e culturas, aprendemos mais sobre a importância da nossa história, da nossa tradição e de tudo que nossos antepassados viveram para que estivéssemos aqui hoje, defendendo esta história. Sou grata ao projeto idealizado pelo Anderson, de levar a dança e cultura gaúcha para o mundo, à Jaqueline que bravamente tem sustentado este sonho de manter viva a cultura brasileira além-mar, ao MTG que me incentivou e fortaleceu minha participação e ao meu companheiro Bartolomeu”. (Cristina Rodrigues).

 

A 1° Prenda veterana de Santa Catarina, esteve ainda, na Radio França Internacional (RFI) falando sobre o tradicionalismo, a cultura do sul brasileiro e de sua participação no 6° Festival do Rio Grande do Sul de Paris.

 

Confira a entrevista abaixo.

Fonte: Prendado MTG/SC 2018/2020