Menu fechado

2ª Etapa do Festival Planalto Serra e 1ª Laçada da Vaca Parada foram um sucesso

Nos dias 21 e 22 de junho de 2025, aconteceu, junto à 35ª Festa Nacional do Pinhão, a 2ª Etapa do Festival de Arte e Cultura Planalto Serra (FACPS). Integrado à programação da Festa do Pinhão Raízes, o Festival veio contribuir significativamente para o resgate da essência do evento, realizado no mesmo espaço onde a festa nasceu: no coração da cidade, em um lugar emblemático para a cultura local.

Durante 17 dias, o público pôde prestigiar inúmeras apresentações das entidades tradicionalistas e de artistas em geral. O nativismo teve forte presença com a realização da 31ª Sapecada da Canção Nativa e da 23ª Sapecada da Serra Catarinense, marcadas pela participação envolvente da comunidade.

O Palco Raízes recebeu diversas apresentações artísticas de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e convidados, que encantaram o público com danças, músicas, instrumentais, solistas vocais e poesia declamada.

Idealizado pelas 1ª, 2ª, 3ª e 16ª Regiões Tradicionalistas (RTs) do MTG/SC, o Festival agregou brilho à Festa do Pinhão e fortaleceu a cultura gaúcha por meio de concursos de danças tradicionais e modalidades artísticas individuais. O objetivo de preservar e valorizar as tradições culturais do município e da região foi plenamente alcançado, graças à participação entusiástica e dedicada das entidades envolvidas.

O Festival foi uma verdadeira celebração da cultura gaúcha, contando com apresentações de grupos de 20 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que emocionaram o público com as tradicionais danças e a vibrante dança da chula, no Palco do Recanto. A poesia também teve seu espaço no Casarão Juca Antunes, onde versos deram voz à história da nossa cidade.

Participações e números da edição 2025:
- 24 invernadas artísticas, com 811 competidores nas categorias mirim, juvenil, adulta e veterana, forças A e B.
-  77 declamadores nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto, veterano e xirú.
-  31 chuleadores
- 62 solistas vocais
-  36 músicos instrumentistas

O MTG/SC, por meio da Diretoria da Vaca Parada, trouxe ainda para a Praça João Ribeiro, a 1ª Laçada da Vaca Parada, uma demonstração da modalidade, com a participação de laçadores nas categorias Laço Inclusão, Piazinho, Piazito, Piá, Bonequinha, Menininha, Prendinha e as Categorias livres peões e prendas.

A presença de grupos e competidores de todas as idades, da categoria mirim à veterana, demonstra o entusiasmo e o respeito pelas tradições que nos tornam únicos. Este evento foi um verdadeiro marco para a cultura regional, reunindo talentos que demonstraram suas habilidades em dança, declamação, chula e canto, promovendo a valorização da arte e da tradição gaúcha.

A Comissão Organizadora do FACPS agradece de forma especial à prefeita Carmen Zanotto e a todo o seu colegiado, que acreditaram no novo modelo de festa, em que a comunidade teve papel protagonista.

Comissão do FACPS