Menu fechado
cabecalho-interna

Currículos Tradicionalistas dos Apresentadores e Avaliadores

Apresentadora: Francine Motta Rocha

Iniciou a vida tradicionalista em 1994, fui 1ª Prenda Mirim do CTG Pedro Raymundo de Criciúma. 1ª Prenda Juvenil do CTG Pedro Raymundo e logo após 1ª Prenda Juvenil da 6ª RT. Em 2011 foi 1ª Prenda Adulta do CTG Vale da Amizade de Turvo, 1ª Prenda Adulta da 6ª RT, 3ª Prenda Adulta do MTG /SC gestão 2012 a 2014 e 2ª Prenda Adulto da CBTG Gestão 2013 à 2015. Atualmente é a 1ª Prenda Veterana do CTG Vale da Amizade de Turvo.

francine-mota-rocha

Apresentador: Alexandre da Silva

Cidade: Dionísio Cerqueira - SC. À 25 anos no meio tradicionalista. Começou no CTG sinuelo da fronteira na cidade de Dioniso Cerqueira-sc no ano de 1997, passando pelas invernadas, mirim, juvenil e adulta, sendo vice-patrão da mesma entidade entre os anos 2011 a 2013 e 2020 a 2022.

 

Passou pelas invernadas artísticas dos CTGs porteira aberta de São Miguel do Oeste-sc, CTG mate amargo de São José do cedro-sc. Até o ano de 2013 foi instrutor de danças no CTG sinuelo da fronteira da cidade de Dionísio Cerqueira-sc e no CTG Querência xucra da cidade de bom Jesus do Sul-Pr. Declamador e instrutor de declamação, premiado em vários festivais de Santa Catarina e festivais nacionais. Instrutor de danças de salão. Avaliador de declamação. Coordenador da vindima da poesia no oeste catarinense.

alexandre-da-silva

Apresentador: Alex Sander Godinho Corrêa

Nascido em 13 de novembro 1974 na cidade de Urubici/SC.

Filho de Sirlei Edemar Martins Côrrea (Fifa Côrrea – in memoriam) e Mariza Terezinha Godinho Côrrea. Começou a laçar aos 14 anos no Piquete Os Orelhanos, do qual foi Patrão por 6 (seis) mandatos; permanecendo este filiado ao CTG Campestre Catarinense de Urubici até os dias atuais. 

Aos 21 anos começou a narrar rodeios, ingressando no Departamento de Narradores no ano 1996. 

Foi eleito Patrão do CTG Campestre Catarinense no período de 2008 a 2012. No ano de 2009 integrou a Seleção Catarinense de Laço, como Capitão, no Rodeio Nacional de Campeões, realizado em Araranguá/SC. Em 2010 assumiu o cargo de Diretor Campeiro do MTG/SC, na gestão do Sr. Presidente Itamar Sebastião Matos -Tio Preto (in memoraim). No ano 2012 na função de Diretor Campeiro, promoveu o 1º Treinamento e curso para juízes; na sequência a criação e estruturação do Departamento de Juízes de Laço do Estado de Santa Catarina. Em 2013 assumiu o cargo de Coordenador Campeiro (período de 6 meses) da 2ª RT.

alex-sander-godinho-correa

Em 2014 ingressou no Departamento de Juízes, e assim iniciou seu trabalho em Comissão Julgadora, atuando em várias regiões tradicionalistas de Santa Catarina e também nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia.No ano de 2017 foi eleito Diretor Campeiro, permanecendo no cargo até mês de setembro de 2021. Como associado, juiz e narrador jamais sofreu qualquer sanção ético - disciplinar. Em novembro de 2021 foi eleito Presidente do MTG/SC, juntamente com a sua chapa da Diretoria Executiva, denominada Por Um Tradicionalismo Raiz. Têm a satisfação de ter 7 filhos (cinco meninos e duas meninas), todos participantes ativos da Tradição Gaúcha, tendo um deles como Campeão Nacional da modalidade Vaca Parada no Rodeio Nacional de Jataí/GO. Sempre contribuiu para a Preservação da Tradição e da Cultura Gaúcha, acreditando ser essencial para o desenvolvimento das gerações, pois tem a Tradição Gaúcha como um estilo de vida!

Avaliadora: Cristina Cardoso Rodrigues

Idade 43 anos, casada com Bartolomeu e mãe do Guilherme e da Penelope. Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e hoje atua como Coordenadora Pedagógica numa escola de Educação Infantil em Florianópolis.

Tradicionalista de alma e coração! A primeira entidade que representou como Primeira Prenda foi o CTG Unidos do Sul da cidade de Santa Rosa do Sul- SC, na 6ª RT do MTG/SC. Também foi 1ª Prenda Adulta da 6ª Região na gestão de 1998-99.

Após o ano 2000 mudou para a 7ª Região Tradicionalista, filiando-se ao GAC Ilha Xucra de Florianópolis, o qual representou por 7 anos. 

No período de 2000/2001 foi Coordenadora do Departamento Jovem do MTG/SC, juntamente com meu esposo Bartolomeu. 

Atualmente é filiada ao GAC Querência Açoriana de São José/SC, onde fui Coordenadora da Invernada Juvenil. Representando esta entidade, em 2017 foi a Primeira Prenda Veterana da 7ª Região e em 2018 do MTG/ SC. 

cristina-cardoso-rodrigues

Estou como coordenadora Artística da 7ª Região Tradicionalista (2022/2024 e também como a 3ª Prenda Veterana da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (2019/2023).

Hoje represento minha entidade, minha região e meu estado, dançando, declamando, fazendo artesanato entre outras atividades, com o objetivo de dar continuidade aos ensinamentos que recebi da minha família e de todo o conhecimento que pude adquirir na vida tradicionalista.

Avaliadora: Lecy Terezinha Pinheiro de Oliveira Souza

Nascida em Tubarão, Santa Catarina, dia 15/04/1954, filha de Tolentino ramos de oliveira e Leoncina pinheiro de oliveira; formada  em letras pela universidade  do extremo sul de Santa Catarina, Criciúma , santa catarina em 1987.  Casada com Valdinei souza em 12/07/1975, mãe de 3 filhos:  Marcus José  de Oliveira Souza (in memorian), Karin de Oliveira Souza Costa e Leila de Oliveira Souza, e avó de Miguel Souza Costa e Vítor Souza Costa. Professora de  ensino fundamental na escola isolada forquilha do cedro, santa rosa do sul  de 1984 a  1986. Auxiliar de direção  na EEB  João dos Santos Areão, Santa Rosa do Sul 1986 a 1989, professora efetiva  ensino fundamental e médio na escola de educação básica joão dos santos areão, santa  rosa do sul, a partir de 1990, especialização  em metodologia do ensino pela universidade federal de santa catarina em 1994. diretora da eeb ana régis  arantes , comunidade de peroba , santa rosa do sul  de 1995 a 1998; assessora de direção  da eeb joão ds santos areão , santa rosa do  sul, 2002 a 2008 diretora da eeb joão dos santos areão  2009.

lecy-terezinha-pinheiro-de-oliveira-souza

No tradicionalismo, começou  acompanhando  o esposo na  patronagem do CTG Unidos  do Sul  de Santa Rosa do Sul,  1991 coordenadora artística  do CTG Unidos  do Sul de 1996 a 2000, posteira artística regional  da 6ª região tradicionalista  do MTG/SC -1996/1998 -1998/2000, coordenadora  artística   da 6ª região tradicionalista – MTG/SC 2010/2012, membro do grupo de avaliadores  de concurso de prendas e peões do MTG de Santa Catarina como prenda veterana representou o ctg unidos do sul, a  6ª região tradicionalista, o MTG/SC e a confederação brasileira  da tradição gaucha – cbtg hoje, filiada ao ctg vale da amizade – Turvo – SC

Avaliadora: Karin de Oliveira Souza Costa

Enfermeira especialista em saúde da família pela Universidade Federal de Santa Catarina, começou no tradicionalismo participando como primeira prenda mirim  do CTG Unidos  do Sul  – Santa Rosa do Sul, e após primeira prenda mirim da 6ª região tradicionalista. foi prenda juvenil e adulta  do CTG Unidos  do Sul , como adulta representou , também a 6ª região tradicionalista. durante  este período participou dos grupos de dança juvenil e adulto, sendo também instrutora do  grupo mirim do mesmo CTG. em 1999, fixou residencia em Florianópolis  para frequentar o curso universitário e foi convidada a integrar  o grupo de arte e cultura  ilha  xucra onde participou como dançarina e primeira prenda da entidade, da 7ª região tradicionalista e  do MTG de santa catarina. membro do grupo de avaliadores  de concurso de prendas e peões do MTG de santa catarina. atualmente é filiada ao CTG Vale da Amizade – Turvo – SC  onde participa do grupo de danças  veterano.

karin-de-oliveira-souza-costa

Avaliador: Cesar Augusto Furtado

Cantor, compositor, instrumentista e poeta.

Natural da cidade de Lages/SC, atualmente trabalha com aulas de violão e técnica vocal.

Avaliador para Concursos de Prendas e Peões do MTG do Estado de Santa Catarina.

  • Integrante do Grupo Cuerdas y Sonidos, que traz em seu repertório músicas do folclore argentino e uruguaio e composições dos mestres: Noel Guarany, Cenair Maica, Pepe Guerra e Ataualpa Yupanque, Jaime, etc… Idealizador e aplicador juntamente com Hernalda Mussio do Projeto Cantilena atuando nos três estados do sul. Idealizador do I FEJART – Joinville/SC. Idealizador do I Pinhal do Canto Crioulo – Urupema/SC.
  • Participação em festivais de música nativista: I Mateada da Canção Nativa – Lages/SC; 1º lugar na I Mateada em Rio Negrinho/SC; 2º lugar na II Mateada de Rio Negrinho/SC; I Rebojo da Canção Nativa – Joinville/SC; 1º lugar do Festival Farroupilha – Joinville/SC; Corredor Cultural Nativista – Lages/SC, participando como músico convidado; Pesqueiro da Canção na cidade de Ijuí/RS. Corredor de Canto e Poesia na cidade de Lages SC
  • Avaliador do XV Festival Catarinense de Arte e Tradição - FECART em Itajaí/SC.
    • Participações:
      • ENART – Santa Cruz do Sul/RS – novembro de 2005;
      • Rodeio Estadual de Encantado/RS – dezembro de 2005;
      • Rodeio Nacional de São Marcos/RS;
cesar-augusto-furtado

Avaliador: Alexandre Senem

Agente nº 16009  - Mapa Cultural de Santa Catarina.

Formação Acadêmica: 2º Grau completo e Graduação de Administração 

Formação Tradicionalista: Curso de Formação Tradicionalista - CFOR Jovem da CBTG;  Curso de Formação Tradicionalista - CFOR Básico do MTG RS; Curso de Formação Tradicionalista - CFOR Patronagem do MTG MT - CACPP do MTG-SC 2020 - CAPP 2020 do MTG RS , dentre outros.

Área Cultural: Tradicionalista desde os 10 anos de idade, já atuou na parte campeira no laço, na parte artística Interprete Vocal, Declamador, Danças Tradicionais; 2ª Peão Barriga Verde Adulto do MTGSC – Gestão 1999/2000, Avaliador Cultural; Produtor Cultural; Instrutor de Declamação; Idealizador, promotor e executor do Projeto Tropeando Versos; Organizador do Concurso de Prendas e Peões interno do CTG Anita Garibaldi - 2019; Participação da organização da Semana Farroupilha na Chácara Bom Jesus – 2021; com vários trabalhos voluntários dentro do tradicionalismo gaúcho. 

alexandre-senem

Tempo de Atuação: Inserido no Tradicionalismo desde os 10 anos de idade, participando na parte Campeira, Artística e Cultural do Movimento Tradicionalista. Sempre teve atuou em prol do Tradicionalismo, participando de Encontros de Juventude Tradicionalista Gaúcha – ENJUTRA, Congressos Tradicionalistas, Encontros Regionais do MTGSC, Encontro de Peões e Prenda e Gincana Tradicionalista, Curso de Indumentária Gaúcha ministrada por Paixão Cortes, dentre outros. Sempre está participando de vários Rodeios, Cursos, Cursos de Formação Tradicionalistas – CFOR. É um incentivador e instrutor das crianças, jovens, adultos e idosos na Arte da Declamação e Interprete Vocal. Participando do Concurso de Prendas e Peões do MTGSC, recebendo o título de 2ª Peão Barriga Verde do MTGSC, gestão 1999/2000. Nos últimos tempos vem se dedicando à Área Cultural e Artística. Atualmente é o Vice-Coordenador Artístico da 1ª Região Tradicionalista do MTG/SC.

  • Membro do CTG Galpão Amigo; 2ª Peão Barriga Verde do MTGSC, gestão 1999/2000; Em 2019 ingressei no como Peão do CTG Anita Garibaldi; Idealizador, organizador e executor da 1ª Ciranda de Versos, realizada em 18 e 19 de maio de 2019, dentro do CTG Anita Garibaldi; Idealizador, organizador e executor da 2ª Ciranda de Versos, no ano de 05 e 06 de outubro de 2019, dentro do CTG Anita Garibaldi; Avaliador Cultural em Concursos de Declamação; Avaliador Cultural do Concurso de Prendas e Peões; Idealizador, organizador e executor da 1ª Oficina de Declamação Tropeando Versos, em janeiro de 2020, à nível da 1ª Região Tradicionalista do MTGSC; Idealizador, organizador e executor do 1º Festival de Declamação on-line Tropeando Versos, que ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro de 2020, com show com Trinnca Música Regional e divulgação dos resultados no dia 26 de setembro de 2020; Organizador e executor do Evento on-line: “Anita Garibaldi – Bicentenário de uma heroína”, realizado de forma on-line, nos dias 26 de junho de 2021 às 17h00, com apoio da 1ª Região Tradicionalista do MTGSC; Idealizador, organizador e executor do 2º Festival de Declamação on-line Tropeando Versos, que ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro de 2021, com show com Trança de Cordas e divulgação dos resultados no dia 21 de outubro de 2021; Com vários cursos on-line realizados em tempos de pandemia, dentre eles: Curso de Formação Tradicionalista – CFOR Básico do MTG/RS; Curso de Formação Tradicionalista – CFOR Patronagem do MTG/MT; Curso de Formação Tradicionalista – CFOR Jovem da CBTG; dentre outros. Vice-Coordenador Artístico da 1ª Região Tradicionalista do MTG/SC.

Avaliador: Luiz Orestes Dalmaz

Nascido em Caçador – Santa Catarina – dia 25 de agoste de 1980; Formação: Licenciatura em História (Unicesumar); Casado com Luciane Fátima Somenzi Dalmaz; Pai da Mariana, Dalmaz: Artesão do couro e madeira; Pesquisador de usos e costumes dos antigos tropeiros e domadores, comparado com as técnicas usadas nos dias de hoje; Neto de tropeiro e ferreiro/cuteleiro.

No Tradicionalismo:

Iniciou na artística em maio de 1991 no CTG Estrela dos Pampas de Caçador – SC 4ª R.T.; Fez parte a equipe de organização da 1ª Enjutra 1995 – Caçador – SC;

Participação curso de indumentária e danças com Paixão Cortes – 1996 / 1997/ 2000; 2º Peão Barriga Verde Adulto da 4ª RT – 1997; 1º Peão Barriga Verde Adulto G.A.C. Ilha Xucra e 7ª RT- 2013; 3º Peão Barriga Verde Adulto do MTG-SC 2014/2016; Cursos de Avaliadora MTG SC Módulo único 2015, Módulo único 2020, Avaliador dos concursos estaduais de Peões e prendas 2016 /2018: concursos regionais 7ª RT / 1RT / 13 RT; Integrante da comissão cultural do MTG – SC; Atualmente dançarino da invernada veterana do G.A.C. Ilha Xucra de Florianópolis – SC 7ª RT.

luiz-orestes-dalmaz

Avaliadora: Luciane Fátima Somenzi Dalmaz

Nascida em Caçador – SC em 24 de Março de 1980; Formada em Design de Moda pela UniCesumar; Casada com Luiz Orestes Dalmaz; Mãe da Mariana Dalmaz: Designer e Estilista no Ateliê Lu Dalmaz moda sob

medida, Pesquisadora de usos e costumes das indumentárias.

 

No Tradicionalismo: Iniciou na artística em Janeiro de 2000 no CTG Estrela dos Pampas de Caçador – SC 4ª R.T., como dançarina e posteriormente, 1ª Prenda da entidade em 2001/2003; Participou em cursos de indumentárias e danças com Paixão Cortes em Lages no ano de 2000; 1ª Prenda Veterana G.A.C. Ilha Xucra e 7ª RT- 2013; 3ª Prenda Veterana do MTG-SC 2014/2016; Em 2015 com a Participação da Thais Dutra no Concurso da CBTG, foi nomeada em assembleia no MTG SC, como 2ª Prenda Veterana. Cursos de Avaliadora MTG SC Módulo único 2015, Módulo único 2020, Avaliadora declamação XVI Rodeio do Caverá 2019, Avaliadora dos concursos estaduais de Peões e prendas 2016 / 2018: concursos regionais 7ª RT / 1RT / 13 RT; Palestrante em cursos preparatórios de Concursos de Peões e Prendas em SC Integrante da Comissão Cultural do MTG – SC;

Atualmente Dançarina da invernada veterana do G.A.C. Ilha Xucra de Florianópolis – SC 7ª RT.

luciane-fatima-somenzi-dalmaz

Avaliadora: Thais Dutra da Rosa

Minha trajetória no tradicionalismo iniciou-se em 1988 aos 7 anos de idade, na cidade de Júlio de Castilhos, RS. Com o incentivo de meu pai Antão Vargas da Rosa, gaúcho, amante da tradição gaúcha e fundador de CTG. Meu primeiro contado com o tradicionalismo gaúcho foi através das lidas campeiras, morando na Fazenda Santo  Antão onde aprendi a cavalgar desde muito cedo. Logo a paixão pelo cavalo me levou a participar de rodeios campeiros, participando de provas de rédeas. Em 1988, meu primeiro concurso de prenda, classificando-me como 2ª Prenda Mirim do CTG Tio Anastácio, fundado pelo meu pai na cidade de Júlio de Castilhos- RS. Em 1989, mais experiente, conquistei a faixa de 1ª Prenda Mirim do CTG Tio Anastácio. Em 1992, já participando de outra entidade, conquistei a faixa de 1ª Prenda Mirim do CTG Porteira Aberta em Júlio de Castilhos. Em 1993, conquistei a faixa de 1 ª Prenda Juvenil do CTG Porteira Aberta - 9°RT. No mesmo ano, representei esse CTG no concurso regional de prendas, conquistando a faixa de 2ª Prenda juvenil da 9ª RT. Após meu mandado de prenda da região, mudei-me para estudar em Santa Maria e recebi o convite para ser 1ª Prenda juvenil da Associação Tradicionalista Estância do Minuano – Santa Maria, 13ª RT. 

thais-dutra-da-rosa

 

Em 1996, já na categoria adulta, conquistei a faixa de 2ª Prenda Adulta do CTG Júlio de Castilhos em Júlio de Castilhos. Em 2013, conquisto a faixa de Mais Prendada Prenda Veterana do 9º FRCG (Festival Regional da Cultura Gaúcha) No mesmo ano, conquistei a faixa de 1ª Prenda Veterana deste CTG Coxilha do Quero-Quero

No mesmo ano, represento o CTG no concurso regional, conquistando a faixa de 1ª Prenda Veterana da 12ªRT.Em 2014, representando a região no concurso estadual de prendas, conquistei a faixa de 1ª Prenda Veterana do Estado de Santa Catarina. Em novembro de 2015, na Cidade de Sapezal –MT, conquistei o título de 1ª Prenda Veterana CBTG..

 

Como acadêmica do Curso de Jornalismo da Unochapecó conquistei o Prêmio de Jornalismo MTG-RS por dois anos consecutivos 2016 e 2017.

 Estudiosa de temas como  A Vida de Anita Garibaldi sob um Olhar Feminino e Guerra do Contestado. 

Avaliadora de concursos culturais de peoes e prendas no estado de SC e PR.

Representa sua entidade em concursos de declamação e causo.

Avaliador: Celívio Holz

Nascido em general câmara, rio grande do sul, dia 02/11/1950, filho de Frederico Holz e Olívia Holz; formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 1973; viúvo (casado 48 anos com Adyva Cecy Stein Holz até 20 de maio de 2022), pai de 2 filhos: Morgana Stein Holz (in memoriam) e Clivio Holz Júnior, e avô de Thaelis Holz guasco; mestre em jornalismo pela universidade de Wisconsin, cidade de Madison, Estados Unidos da América, em 1990; produtor e apresentador de programas de rádio e televisão desde 1974; criador, editor e apresentador do programa campo e lavoura, rbs tv, de 1981 a 1999; repórter do programa bom dia santa catarina, rbs tv, durante 8 anos, 1991 a 1999; atualmente, diretor da ch produções e eventos, Florianópolis, SC; apresentador do programa cooperativismo em notícia; editor e redator do programa resenha do cooperativismo e agronegócio; diretor da empresa ch produções & eventos ltda – me; produtor de vídeos históricos; cerimonialista desde 1976; coordenador e autor do livro “família rural: uma experiência de tv em santa catarina”; editor e revisor do livro sobre a história do CTG laço do bom vaqueiro, Brusque, SC; 

celivio-holz

Autor do livro: MTG-SC – 40 anos preservando os valores tradicionalistas; autor do livro: jubileu de prata na comunicação rural em santa catarina; autor do livro: o braço direito do braço do norte – biografia de Edésio Oenning. no tradicionalismo, começou como dançarino do grupo de arte e cultura ilha xucra, Forianópolis, em 1991; patrão geral do grupo de arte e cultura ilha xucra de 1995 a 1997 e de 2011 a 2015; como peão veterano, representou o grupo de arte e cultural ilha xucra, a 7ª região tradicionalista e o MTG de Santa Catarina; diretor artístico e cultural do MTG de Santa Catarina; membro do grupo de avaliadores de concurso de prendas e peões do MTG de Santa Catarina; diretor cultural, vice-presidente e presidente da confederação brasileira da tradição gaúcha; membro do conselho de vaqueanos da confederação brasileira da tradição gaúcha.

Avaliadora: Magda Porto Corrêa

Nascida na região da campanha, em Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul, conheceu e participou das invernadas artísticas dos CTG's de todas as cidades em que morou desde que saiu do campo para estudar. Coordenadora da 7ª RT de Santa Catarina, Diretora Cultural do MTG/SC. Também atuou na Assessoria de Imprensa da CBTG e hoje integra o time de avaliadores do MTG/SC.

magda-porto-correa

Avaliador: Jeferson de Quadros Moreira

Natural na Cidade de Carazinho Rio Grande do Sul, hoje resido em Maravilha SC, sou atual VICE PRESIDENTE ARTÍSTICO  do MTG de Santa Catarina, ex Diretor Artístico, fui por 8 anos Coordenador Artístico da 13ª RT MTG-SC sou atual instrutor de dança do CTG Juca Ruivo da Cidade de Maravilha, do CTG Porteira do Pinhal da Cidade de Pinhalzinho, CTG Pouso do Tropeiro da Cidade de Cunha Porã e do CTG Rincão Folhas Verdes da Cidade de Caibi. Fiz parte das comissões avaliadoras do prendado Estadual das últimas 3 edições. Fiz parte  dos Palestrantes dos Cursos preparatório para avaliadores do Prendado. Faço parte do Grupo de Danças Birivas  e Danças Tradicionais .Sou Dançador de  Chula e declamo.

jeferson-de-quadros-moreira

Avaliadora: Edinéia Pereira da Silva

Nasceu rodeada pelo universo do tradicionalismo na 5ª Região Tradicionalista do MTGSC. Acompanhava o avô nas conhecidas “Argolinhas”, se dedicou a parte campeira, e laçou até os 15 anos. Depois, passou a se dedicar a parte artística e cultural. Dançou em invernadas artísticas e participou de concursos de prendas, dentro os quais conquistou o título de 1ª Prenda do Estado de Santa Catarina e 1ª Prenda da CBTG. Foi Diretora do Departamento Jovem e Diretora Cultural da CBTG; avaliadora de concursos de prendas e de festivais de danças tradicionais. Dedica sua vida profissional a História do Tradicionalismo Gaúcho e na transmissão desta cultural. Curso de formação de avaliadores CACPP - 2005 - Módulo 1, CACPP - 2005 - Módulo 2, CACPP - 2005 - Módulo 3, CACPP - 2005 - Módulo 4, CACPP - 2013 - Módulo Único, CACPP - 2020 - Módulo Único.

 

“Sou grata pela cultura que me abraçou, pois ela envolve a minha vida com valores e dá sentido à minha existência”

edineia-pereira-da-silva