Com cordiais saudações tradicionalistas, vem por meio deste, o representante que ao final assina, se manifestar acerca dos acontecimentos que envolvem a tradição gaúcha e o nome do MTG/SC – Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina em Lages, mais especificamente em relação a realização da 35ª Festa Nacional do Pinhão.
Cabe-nos apresentar mais uma vez o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina – MTG/SC, aos cidadãos que ainda desconhecem tamanha entidade, esta fundada em 18/05/1973, sem fins econômicos, com sede em Lages, ativa economicamente por meio dos mais de 500 (quinhentos) CTGs – Centro de Tradições Gaúchas, mais de 1400 (hum mil e quatrocentos) Piquetes e de seus 47.700 (quarenta e sete mil e setecentos) filiados ativos, movimenta mais de 500 mil pessoas durante a realização dos eventos no ano, com movimentação financeira de aproximadamente 10 milhões reais/ano.
Vale ressaltar que o MTG/SC – Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina, ente legal e reconhecidamente regulador dos eventos culturais gaúchos catarinense, conforme estabelece a Lei Estadual nº. 11.351/2000, a Lei Estadual nº. 15.295/2010 e suas alterações contidas na Lei Estadual nº. 17.565/2018, busca fortalecer essa raiz cultural neste estado que tão bem acolheu o espírito gaúcho.
Tem circulado em redes sociais e mídia do município de Lages, áudios e comentários acerca da participação de CTGs na realização da 35ª Festa Nacional do Pinhão, mais especificamente no que se trata dos boxs para venda de alimentos e bebidas, e o nome do MTG/SC inadequadamente.
Lamentavelmente estes áudios e comentários estão impingindo comentários que tripudiam os tradicionalistas, onde estas pessoas utilizam-se de argumentos rasos, palavras inadequadas, desconhecimento da causa e comparações menos adequadas ainda.
Ressaltamos que o MTG/SC, não faz parte da organização do referido evento, não recebeu box para comercialização de bebidas, e não somos ingratos, nem covardes e tão pouco miseráveis. Somos tradicionalistas que valorizam a terra onde vivemos, os valores
que cultuamos e buscamos agregar sempre apoiando a cultura, a economia e o valor da vivência das famílias da nossa região e Estado.
É impossível não repudiarmos veementemente todo e qualquer ato que desprestigie e comprometa o nome do MTG/SC que não tem nenhuma participação direta, sequer proveito econômico, contudo, bem como a valorosa participação de entidades tradicionalistas gaúchas na realização da 35ª Festa Nacional do Pinhão, festa está com raízes na cultura gaúcha, sendo as citadas, todas entidades do município de Lages/SC, atuantes e com trabalho destacado na sociedade.
Tal desconhecimento de causa, incorre, inclusive, no cometimento grave de transgressão moral, causando desconforto entre tradicionalistas, poder público, visitantes e a população lageana, especialmente quanto aos apontamentos diretos ao MTG/SC.
Convidamos todos os lageanos, especialmente o poder público, a conhecer o MTG/SC, suas sedes administrativa e social, e assim conhecer o que é a cultura gaúcha, o que essa cultura proporciona ao município de Lages/SC, bem como ao Estado de Santa Catarina e ao País, em toda extensão do trabalho realizado.
Enfim, registra-se aqui o repúdio dos atos acima referidos, pois todo trabalho feito pelo MTG/SC não se pode confundir com “politicagem” ou “oposição política infundada e desmedida”, assim, esperando a cordialidade e presteza que o cargo político ocupado deve estar revestido, nada mais digno que uma retratação pública acerca do uso indevido do nome e dos apontamentos ao MTG/SC, e assim aguardamos a manifestação na mesma tribuna que levou o nome desta entidade solidada a mais 50 anos.
Lages/SC em 04 de junho de 2025.
Alex Sander Godinho Corrêa
Presidente do MTG/SC
