“Embora Longe dos pagos, o Gaúcho lembra a querência, cultuando suas tradições” Com o lema do CTG Porteira Aberta eu iniciei minhas apresentações e nada mais justo que se faça presente nessa minha despedida.
Estamos a poucos dias de mais um concurso, onde novos sonhos serão sonhados, vividos e realizados… Sempre admirei muitas prendas que vieram antes de mim, mas nos permitir viver é uma realidade totalmente diferente.
Este momento para mim, é tão engraçado, único e emocionante, pois a pessoa que eu era lá em 2015, no início da minha adolescência e também da minha caminhada tradicionalista, nunca pensou em estar onde eu estive, viver tudo que vivi e se tornar a pessoa que sou hoje. Quando nos desafiamos a entrar no departamento cultural nunca sabemos o que vamos enfrentar, mas a minha experiência enquanto prenda do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina foi repleta de momentos gratificantes, rodeados por amigos, por nós jovens tradicionalistas, e tantos outros que vieram antes de nós, em busca de um grande objetivo comum: levar a nossa tradição adiante!
Nossa gestão de prendas e peões pós pandemia, a gestão da retomada, reuniu tradicionalistas de ponta a ponta do nosso estado, estes que estiveram presentes e atuantes, mostrando e levando nossa cultura a quem quisesse vê-la e senti-la com intensidade.
São tantas pessoas para agradecer, começo então agradecendo a Deus, por me permitir viver todos estes momentos.
À minha mãe, Marines, por nunca sair do meu lado e segurar minha mão, me incentivando a seguir em frente em todos os momentos em que pensei não ser capaz de seguir sozinha.
Ao meu parceiro de vida Alexandre, que apesar de não conseguir me acompanhar todas as vezes, sempre se fez presente e com suas palavras e abraços ternos, sendo meu esteio, meu porto seguro.
A equipe do CTG Porteira Aberta, da 13ª Região Tradicionalista e amigos, que não mediram esforços para nos acompanhar nos concursos e eventos: Carol, João, Tainara, Ismael, Alexandre Silva, Marisa, Gabrieli, Vitor, Clara, Simone, Eduardo, Matheus, Polyana, Lu’s e em nome destes representar tantos outros que sempre me incentivaram a seguir em frente e abriram as portas para tantos projetos e eventos.
Não posso me esquecer da maravilhosa Gestão de prendas e peões do estado, que antes mesmo de ser formada, já trocava muitas experiências e risadas nos bastidores de eventos e concursos, que junto com nossa diretoria, levou e representou com muita seriedade a verdadeira essência do Gaúcho Catarinense.
Agradecer também nossa diretoria cultural, Schirley, Elis e também nossa atual diretora de eventos, Hernalda por serem como mães, acolhendo nossas ideias, nos incentivando a realizar, projetar e executar, trocando experiências, nos auxiliando a ultrapassar as dificuldades que nos deparamos durante esta caminhada, sem vocês nada disso seria possível.
Aos jovens tradicionalistas que estão prestes a vivenciar e se desafiar neste concurso, se permitam viver intensamente cada momento, ofereçam o melhor de vocês dentre as condições que a sua vida permite, sua jornada é única e particular. Você vai aprender coisas incríveis, vai conhecer pessoas maravilhosas e cheias de histórias para contar e a pessoa mais incrível que conhecerá de verdade, será você mesmo(a)! Acredite no seu potencial, todos temos capacidade para sermos extraordinários, tudo é uma construção, orgulhe-se da sua caminhada!
Muito obrigada Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina por todas as experiências vividas, eu sinto muito orgulho por ter te representado!
Com Carinho,
Melissa Andres Schons
1ª Prenda Adulta do Estado de Santa Catarina 22/24