Menu fechado

Instrutores do CTG Barbicacho Colorado participam de intercâmbio de danças nos EUA

Alunos do grupo de danças folclóricas de uma Universidade americana estão aprendendo com os professores do CTG de Lages as danças gaúchas.

Os instrutores de danças do CTG Barbicacho Colorado de Lages, Mateus Arruda e Priscila Werner estão nos Estados Unidos participando de um intercâmbio cultural para compartilhar um pouco sobre a arte e cultura desenvolvida aqui no sul do Brasil.

Eles estão ensinando as danças gaúchas para os estudantes que participam do grupo folclórico “Internacional Folk Dance Ensemble” da Universidade BYU - Brigham Young University da cidade de Provo, estado americano de Utah.

Durante toda esta semana o casal participa de diversas atividades, como ensinar as danças tradicionais da cultura gaúcha, de chula, vão ministrar a palestra “Bailares Gaúchos” sobre a cultura da região serrana e sul americana, também vão ser instrutores de um master class de danças para cerca de 300 alunos da Universidade e para encerrar a visita irão realizar um espetáculo junto com o grupo folclórico da Universidade.

Além disso, Mateus e Priscila estão montando e repassando para o grupo americano toda a coreografia das danças que vão entrar no repertório de shows dos bailarinos. O grupo realiza apresentações de danças folclóricas de vários países do mundo e pela primeira vez eles estarão apresentando danças brasileiras nos espetáculos que percorrem cidades dos Estados Unidos e da Europa e o estilo escolhido foi as danças tradicionais gaúchas do sul do Brasil.

O professor Mateus Arruda diz que está sendo uma experiência incrível. “É maravilhoso poder compartilhar um pouco das nossas danças, das nossas tradições com o povo americano. Os bailarinos do grupo são muito profissionais e aprendem super rápido os movimentos e o jeito de dançar dos serranos.” comemora Mateus Arruda, instrutor de danças do CTG Barbicacho Colorado.

A diretora do grupo folclórico da BYU, Jeanette Geslison também comemora a troca de cultura entre os dançarinos brasileiros e americanos. “É uma satisfação muito grande receber o Mateus e a Priscila do CTG Barbicacho Colorado aqui na nossa Universidade para nos ensinar o jeito de dançar dos povos da serra de Santa Catarina e de todo o sul brasileiro. Estamos incorporando as danças brasileiras do CTG em nossos espetáculos pelos Estados Unidos e Europa.”
Na bagagem o casal de Lages também levou para os dançarinos do grupo as vestimentas típicas para que eles possam realizar suas apresentações.Trajes como bombachas, lenços, chapéus, botas, vestidos de prenda especialmente confeccionados para o grupo são alguns dos itens que foram importados daqui para que eles possam retratar fielmente as danças com seus usos e costumes.

Além disso, os instrutores do CTG também conheceram na cidade americana um gaúcho que mora em Utah e que fundou um Centro de Tradições Gaúchas por lá e abriu um restaurante brasileiro que serve churrasco para os americanos.

A ida do casal de instrutores de Lages aos Estados Unidos foi um convite da Universidade. A visita está acontecendo exatamente um ano depois que cinco bailarinos do grupo folclórico da BYU estiveram em Lages conhecendo e aprendendo sobre as danças gaúchas.

Em janeiro de 2023, os estudantes americanos vieram para o Brasil fazer um intercâmbio cultural com o grupo de danças do CTG Barbicacho Colorado. Eles participaram de oficinas de danças do folclore gaúcho e sul americano e aprenderam a dança da chula.

Na ocasião os irmãos gêmeos Kye e Rhen Davis foram os organizadores da viagem e como falam português faziam a comunicação entre os outros bailarinos e os dançarinos do CTG. Além da vivência dentro do CTG, os americanos também visitaram pontos turísticos de Lages e conheceram um Hotel Fazenda na Coxilha Rica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *